Já assistiram o curta nacional Ilha das Flores de Jorge Furtado?
Não? Então aí está, aproveitem!
Sim? Que tal relembrar?
Vale salientar que ele retrata o equilíbrio ambiental e fala sobre lixo, capitalismo e conservação do ambiente. Abraço a todos!
Socializando....
ResponderExcluirCICLO INTERMEDIÁRIO – 3ª OFERTA
Ficha para Planejamento/Acompanhamento
Planejamento de trabalho com vídeo:
Estabelecimento: Colégio Estadual de Feira de Santana
Cursista: Giovanna Marget M. Cardoso
Série(s) a ser(em) trabalhada(s): Educação de Jovens e Adultos Eixos VI e VII
Título do vídeo: Ilha das Flores
Gênero Documentário, Experimental
Diretor Jorge Furtado Elenco Ciça Reckziegel
Ano 1989 Duração 13 min
Cor Colorido Bitola 35mm País Brasil Local de Produção: RS
TV Escola ( ) Canal Futura ( X ) Outro. Qual?_Porta Curta Petrobras
Objetivo(s) do vídeo:
O vídeo discute sobre a problemática do lixo, analisa o conceito de lixo, abordando de maneira ácida e divertida, fazendo um retrato da mecânica da sociedade de consumo.
Motivação para o vídeo (sensibilizar a turma para o tema apresentado no vídeo):
Resgatando: Registro do saber imediato do aluno, em relação a um conteúdo de ensino : O que você entende por LIXO
Problematizando : Assistir ao filme Ilha das Flores confronto entre as idéias iniciais e as provocadas pelo filme
- As idéias iniciais sobre lixo estão contempladas no filme?
- O filme possibilita “outras relações” sobre o assunto?
- A discussão gera a QUESTÃO: “Quais são os fatores que influenciam para que “algo” seja considerado Lixo?
Sistematizando: Discussão das informações científicas correspondentes à problematização
Levantar e relacionar a diversidade de fatores e suas respectivas naturezas com os determinantes da HISTÓRIA DO TOMATE, apresentada no filme.
Produzindo: Escrever sua concepção de LIXO (o que você entende por Lixo?)
Elaboração de síntese cognitiva (saber aprendido)
Disciplina(s) e conteúdo(s) a ser(em) trabalhado(s) enfocando a interdisciplinaridade.
A proposta da educação de Jovens e Adultos é trabalhar a partir da interdisciplinaridade, trabalhando com áreas do conhecimento a partir de um eixo temático e tema gerador
EIXO TEMÀTICO: TECNOLOGIA E SAÚDE
TEMA GERADOR : Conservação dos alimentos
Leitura de imagem e/ou sons (Este momento propicia vários propósitos: aguçar o olhar do grupo para uma maior exploração e compreensão da cena texto; Estimular a formação de um telespectador crítico;Levar o grupo a descrever, refletir e contextualizar as imagens mostradas.)
Ao iniciar a seção com o vídeo, deve-se contextualizar sobre a temática, explicando aos alunos do que trata o vídeo, que é um documentário, que objetiva discutir, problematizar e denunciar uma realidade usando linguagem artística e cinematográfica.
Assim, o professor deve informar que o vídeo trata do problema do lixo examinando o funcionamento das sociedades de consumo em que vivemos. O professor deve organizar os alunos em grupo(definir o número de alunos por grupo), e propor que respondam questões previamente elaboradas
Numa próxima aula, os grupos apresentam suas conclusões e encaminhamentos sobre a questão do lixo em sua cidade.
AVALIAÇÃO
Pontos positivos do vídeo: modo como aborda a temática, e a própria produção, utilizando-se do recurso audiovisual, o jogo divertido com as imagens
Pontos negativos do vídeo:
Não há
Atividades Complementares:
Pesquisa sobre o lixo na rua em que mora;
Pesquisa na net como sua cidade, país e outros países tratam a problemática do lixo;
Atividades de reciclagem de garrafa Pety, papel etc.(trabalho com artes)
Fonte: adaptado de “Oficina: Metodologia de Vídeo (TV Escola e Canal Futura)”